quarta-feira, 5 de junho de 2013

De acordo com dados de duas naves espaciais da NASA, a Lua e outros corpos rochosos do sistema solar foram bombardeados ao longo da história muito mais violentamente do que aquilo que se imaginava.

As sondas gêmeas Grail, da NASA, criaram um preciso mapa gravitacional da Lua, revelando que sua crosta é quase completamente pulverizada. A surpreendente descoberta sugere que a Terra, Mercúrio, Vênus e Marte sofreram de modo similar à bilhões de anos atrás, com fortes impactos cósmicos.
De acordo com Maria Zuber, principal investigadora da missão, os novos resultados lançam uma luz sobre a formação da Lua, e pode ajudar os cientistas a entender melhor onde encontrar vida em Marte agora, caso ela exista.
Com um investimento de US$ 496 milhões  (quase R$ 1 bilhão), as duas sondas Grail foram lançadas em setembro de 2011 para mapear o campo gravitacional lunar com uma precisão sem precedentes.
A equipe da Grail usou tais medições para criar um mapa gravitacional lunar, que os pesquisadores afirmam ser o mapa de maior resolução já produzido sobre o corpo celeste. E ele revelou algumas informações interessantes sobre a lua, e nosso sistema solar.
A crosta lunar é extremamente porosa, o que sugere que o satélite tenha sido atingido por inúmeros impactos há muito tempo. A crosta também é mais fina do que se acreditava, com apenas 34-43 km de profundidade. As estimativas anteriores variavam de 48 a 64 km.
Postado por:Maria Luana

Nenhum comentário:

Postar um comentário