terça-feira, 4 de junho de 2013

Água no interior da Lua e da Terra pode ter vindo de Asteroides, não de Cometas


O consenso científico atual sobre a origem da água na Terra é que ela tenha sido trazida por cometas. A água detectada na Lua, congelada em áreas de permanente sobra no fundo de algumas crateras e aprisionada em minerais, poderia ter a mesma origem. Mas uma recente e ainda bastante questionável pesquisa sugere outra coisa.
Cientistas estudaram a proporção de deutério em relação ao hidrogênio regular em pequenas porções de vidro vulcânico aprisionados em cristais (o termo utilizado na geologia para isso émelt inclusion) encontrados em rochas lunares trazidas pelas missões Apollo 15 e Apollo 17. Deutério é um átomo idêntico ao átomo de hidrogênio mas com um nêutron a mais, e moléculas originadas em diferentes regiões do Sistema Solar tem diferentes proporções de deutério.
As rochas trazidas da Lua são formadas por magma e trazem material vindo do interior do satélite há aproximadamente 3,7 bilhões de anos. O estudo indica que a proporção de deutério encontrada na água vinda do interi melhante à  da água do interior terrestre. Cometas tem uma proporção maior de or da Lua é idêntica àquela encontrada em asteroides condrictos carbonáceos, e se deutério.

Postado por:Maria Luana

Nenhum comentário:

Postar um comentário