sexta-feira, 12 de julho de 2013

Os Astrônomos



                                                Os Astrônomos


Um astrônomo (português brasileiro) ou astrónomo (português europeu) é um cientista que estuda corpos celestes como planetas, estrelas e galáxias.


Historicamente, a astronomia se preocupava mais com a descrição de fenômenos no céu, enquanto a astrofísica tentava explicar esses fenômenos e a diferença entre eles com o uso de leis da física. Atualmente, essa distinção praticamente desapareceu. Astrônomos profissionais são indivíduos altamente qualificados que normalmente têm doutorado em física ou astronomia e são contratados por instituições de pesquisa ou universidades.1 Eles gastam a maior parte de seu tempo trabalhando em pesquisas, apesar de frequentemente terem outras funções como ensino, construção de instrumentos, e ajudando na operação de um observatório. O número de astrônomos profissionais nos Estados Unidos é bem pequeno. A American Astronomical Society, que é a principal organização de astrônomos profissionais na América do Norte, tem aproximadamente 7 700 membros. Esse número inclui cientistas de outros campos como física, geologia e engenharia, cujos interesses de pesquisas são relacionados à astronomia.2 A União Astronômica Internacional compreende quase 10 145 membros de 70 países diferentes que estão envolvidos em pesquisas astronômicas a nível de doutorado ou além.3

Enquanto o número de astrônomos profissionais pelo mundo não é muito maior que a população de uma pequena cidade, há uma grande comunidade de astrônomos amadores. A Astronomical Society of the Pacific é a maior sociedade de astronomia em geral no mundo, contendo astrônomos profissionais e amadores assim como educadores de 70 países diferentes.4 Como qualquer hobby, muitas pessoas que se consideram astrônomos amadores podem dedicar algumas horas por mês à observação de estrelas e à leitura das mais recentes pesquisas. Astrônomos amadores podem ser ambiciosos, possuindo telescópios científicos e instrumentos com os quais eles podem fazer as próprias descoberta e ajudar astrônomos profissionais nas pesquisas.
  postado por Alanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário